MOSTRA DE BRINQUEDOS

























De acordo com o projeto das prendas Andréia Guaragni e Aline Cristine Bürgel que ressaltam a importância da recreação e brincadeiras tradicionais que nos revela: as brincadeiras populares oferecem às pessoas uma oportunidade prazerosa de brincar com o próprio corpo, entendendo o corpo como meio e fim nas interações sócio-afetivas e no resgate das danças folclóricas, rodas e brinquedos populares cantados e é uma experiência significativa.
A brincadeira infantil possibilita com que a criança lide com a fantasia, com o medo, com a imaginação e com o faz-de-conta. Junto com o processo de formação da personalidade constrói a sua identidade.

Os jogos, as brincadeiras, a dança revelam, por seu lado, a cultura corporal de cada grupo social, constituindo- se em atividades privilegiadas nas quais o movimento é aprendido e tem um significado.
Sendo assim, notamos a relevância em resgatar algumas brincadeiras e brinquedos do passado para proporcionar momentos de convivência saudável, solidária, criativa e construtiva; pois através da brincadeira a criança atribui sentido ao seu mundo, se apropria de conhecimento que a ajudarão a agir sobre o meio em que ela se encontra.

Estar inserido dentro de um meio tradicionalista é muito mais que usar uma vestimenta tradicional ou fazer parte de um grupo de danças. É, antes de tudo, reconhecer os costumes dos antigos, valorizando-os e repassando de geração para geração. É com esse pensamento que se criou o projeto de resgate histórico de brinquedos e brincadeiras antigas.

A origem dos brinquedos e das brincadeiras tradicionais é desconhecida, seus criadores são anônimos. Sabe-se que são provenientes de praticas abandonadas por adultos, de fragmentos de romances, poesias e rituais religiosos. Muitos povos como os da Grécia do oriente brincavam de amarelinha, impinar papagaio, jogar cinco marias.

Por meio de conhecimentos empíricos foram transmitidos de geração em geração e permanecem na memória infantil, muitos preservam a sua estrutura inicial, outros modificam-se de acordo com a cultura de cada povo.

A força de tais brincadeiras é explicada pelo poder de expressão oral, enquanto manifestação espontânea da cultura popular, estas brincadeiras infantis tem a função de perpetuar a cultura infantil e desenvolver formas de convivência social.

Baseado nisso, o principal objetivo, ao criar esse projeto, é resgatar estes costumes e mostrar aos mais jovens como as crianças de antigamente se divertiam, relevando o fato de que não existia a tecnologia que vemos hoje, que facilita a invenção de brinquedos cada vez mais modernos. Apresentar às crianças a confecção simples desses brinquedos, que podem ser criados por elas mesmas.

Tem-se como proposta levar o projeto aos mais diferentes lugares, para que cada vez mais pessoas possam ter acesso a esse resgate histórico e cultural de grande significância na atualidade. Afinal, o que é um povo sem história?

Andréia Guaragni e Aline Cristine Bürgel



Comentários