1º RODEIO CRIOULO INTERNACIONAL DE CHAPECÓ


A Associação Chapecoense de Cultura Tradicionalista Gaúcha (ACCTG) promoveu no dia 13 de outubro, às 18h30, no restaurante do Núcleo de Criadores de Bovinos, no parque da Efapi, o lançamento do 1º Rodeio Crioulo Internacional e do 3º Rodeio Nacional de Chapecó.

O presidente da Comissão de Agropecuária da Efapi 2009, Ricardo Lunardi, explica que o evento, que será realizado no período de 19 a 22 de novembro, na Arena Multiuso, tem como objetivo fomentar o tradicionalismo gaúcho de Chapecó e região através de modalidades artísticas e provas campeiras de laço e gineteada. A expectativa é a participação de aproximadamente 1700 competidores diretos, envolvendo delegações da Argentina, Uruguai e Chile, além dos Estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

Os participantes concorrerão a um carro, uma moto, premiação em dinheiro, doados pelo comércio de Chapecó, além de troféus. A intenção, segundo Lunardi, é tornar o evento anual. “A atividade gera movimento econômico e social, fortalece os CTGs, além de contribuir para evitar o êxodo rural”, salienta.
As provas campeiras serão realizadas em uma das melhores arenas do Sul do país, inaugurada no último sábado.

A obra iniciou em meados de agosto e foi concluída no início de outubro, mediante investimentos de R$351 mil, incluindo recursos de emenda parlamentar do deputado Valdir Colatto. A Arena ocupa uma área total de 8.000 metros quadrados na zona sul do parque, constituída por um quadrilátero de 200 x 40 metros. O terreno foi rodeado com cerca especial e recebeu 600 metros cúbicos de areia para adequação do solo à pressão dos cascos de bovinos, equinos e outros animais que participarão de provas e competições.
Além da área cercada para rodeios, há um brete de largada e local para alojamento de animais. Um sistema de iluminação com posteamento e potentes lâmpadas permitirá provas no período noturno.

A Arena Multiuso poderá receber até 12.000 espectadores que ficarão acomodados em uma arquibancada permanente e em amplas arquibancadas móveis, de aço, que serão montadas em torno da praça. “Com essa infraestrutura, estaremos disponibilizando condições adequadas para este esporte que retrata o dia-a-dia do homem do campo”, destaca Lunardi.
Fonte:MB Comunicação

Comentários