Nota de Esclarecimento - 5ª Etapa do FRCG

Carta de esclarecimentos sobre fatos ocorridos na 5ª Etapa do FRCG e sobre punição ainda não esclarecida.

A comissão organizadora do 5º FRCG 2009.

O CTG Coxilha do Quero Quero vem respeitosamente, por meio deste, relatar alguns fatos que ocorreram na 5º Etapa do Festival Regional da cultura Gaúcha, que ocorreu no ultimo dia18 de Outubro de 2009 , na cidade de São Miguel do Oeste.
Não estamos aqui questionando Resultados, mas sim a maneira como foi conduzida a avaliação das danças Tradicionais. Sendo que até então estávamos sendo avaliados pelo regulamento do MTG SC que descrimina as correções coreográficas pesquisadas e editadas pelo Folclorista Paixão Cortes e Barbosa Lessa,
Art. 16º do Regulamento da Artística do MTG SC - As danças desta modalidade deverão ser apresentadas segundo as obras editadas pelo pesquisador João Carlos Paixão Côrtes e Barbosa Lessa.
Mas na 5º Etapa pelo que foi visto e apresentado por diversos grupos lá presentes isso não ocorreu, de tal maneira que alguns grupos apresentaram Danças, Musicas de outra maneira, sendo que ficou claro que os avaliadores Julgaram correto as correções que foram repassadas em um curso que ocorreu no CTG Herança Gaúcha com o Sr. Moacir Gomes dos Santos e pelo SR. Luciano Roszkowski, que até então este evento era preparatório somente para o Fecart 2009 e não para o FRCG.
Então perguntamos aos Senhores qual é a forma que está sendo conduzida à avaliação destas ultimas etapas (5ª e 6ª)? Pois foi de comum acordo nas reuniões precedentes ao festival deste ano de 2009, que as danças seriam avaliadas conforme regulamento do MTG SC que prevê as correções coreográficas editadas pelo Senhor Paixão Cortes e Barbosa Lessa e Cursos dados então pelo Senhor Paixão Cortes.
Sendo que na ultima etapa houve uma diferença muito grande nos resultados pelo fato de alguns grupos estarem apresentando o que a comissão avaliadora achava por certo ou seja, avaliando pelo repasse antes citado, repasse esse que não condiz com o regulamento do FRCG, sendo evidente que os que não tinham acesso a essa informação sairiam em desvantagem aos demais concorrentes.

Outro ponto é quanto ao caso do casal que representou o CTG Juca Ruivo estando irregular, se foi comprovado que os dançarinos estavam irregulares, porque a demora no procedimento de punição?

Desta forma o CTG Coxilha do Quero Quero vem por meio desta, respeitosamente, pedir esclarecimentos sobre os fatos aqui mencionados.

Chapecó/SC: 23 de Outubro de 2209.

Valmor Marca Milton Linn Jr.
Patrão Instrutor de Danças

Comentários