CTG Os Praianos abre os portões para homenagear a Semana Farroupilha



3ª Semana Farroupilha foi marcada por provas campeiras, invernadas artísticas, tertúlia livre e fandangos

Um dos grandes eventos campeiros realizado nesse final de semana na Grande Florianópolis fez parte da programação do Destino SC, do Grupo RIC e TV Record. O CTG (Centro de Tradições Gaúchas) Os Praianos, em Forquilhinhas, São José, foi palco de provas campeiras, invernadas artísticas, tertúlia livre e fandangos. A 3ª Semana Farroupilha, que durou cinco dias e finalizou nesse domingo, teve como principal objetivo homenagear a cultura e a tradição gauchesca.

O sábado e o domingo foram marcados por provas campeiras, que reuniu peões e prendas de toda a região. Famílias aproveitaram o evento para acampar e fazer aquela torcida especial. “Sem a família junto não tem graça. Os meus filhos Vitor (8) e Manuela (3) cresceram nesse ambiente, assim como minha mulher, que dá a maior força na cozinha”, diz o peão Marcelo Martins, 40. Com o parceiro Ino Schafer, ele participa das provas laço em dupla e criolaço.

A meninada também tem espaço garantido no evento. O piazito Ramon Marcari, 9, passou a tarde de sábado ensaiando para o grande desafio de domingo. “Sempre participo da prova vaca parada. Já fiquei em terceiro lugar, mas quero ganhar a medalha de ouro”, disse. Mantendo a tradição nos eventos do Os Praianos, a equipe da RIC, Record e do Jornal Notícias do Dia abriram as portas do Galpão RIC, onde clientes e amigos foram recepcionados com bom chimarrão, churrasco e chope gelado, além das delícias feitas em fogão à lenha.

Saudades do Sul

O peão Felipe Dalmoro, 30, natural de Lajeado, no Rio Grande do Sul, e que há quatro anos mora em São José, aproveita as festas campeiras na região para matar a saudade de casa. “As festas em Santa Catarina são muito boas, tradicionalistas e fieis com a cultura gauchesca”, observa. Felipe é o responsável pela sonorização do evento e disputa a prova tiro de laço, na qual participam cavalos de qualquer raça.

O narrador oficial dos rodeios no CTG Os Praianos, Osmar Herculano Pereira, 47, popular Jacaré, destaca que a cada ano o evento vem ganhando espaço e conquistando peões da região. “A comemoração no Sul é muito forte, com os tradicionais acampamentos e cavalgadas no Parque da Redenção”, diz. Os melhores peões da prova criolaço ganharam uma vaga para o rodeio que será realizado na cidade de Esteio, no Rio Grande do Sul. Nesta prova, participam apenas cavalos crioulos e registrados.

Matéria de: Carol Ramos.Foto:Marco Santiago

Comentários