Semana Farroupilha resgata identidade e história da gente do Sul


Dia do gaúcho

Não somente Santa Catarina e o Rio Grande do Sul possuem motivos para comemorar o Dia do Gaúcho, que é o ápice da Semana Farroupilha. A busca pela igualdade, liberdade, respeito, humanidade e fraternidade entre os povos é bandeira no mundo todo entre os homens de bem. Aqueles que prezam seus semelhantes, que trabalham para melhorar o todo e não apenas o monte onde situa-se seu rancho, pode ser comparado com o verdadeiro gaúcho na comemoração desta data. Aquele que emprega suas preocupações para defender a família e a confraternização entre os povos, com respeito a natureza e aos elementos que a compõe, pode também se considerar gaúcho. Hoje o termo é bem mais abrangente graças à miscigenação havida no cone Sul, que lapidou a figura do antigo gaudério, andejo errante que habitava as planuras do extremo sul, sem marca sinal nem dono. O gaúcho de fato, hoje bem mais urbano que rural como outrora, é acima de tudo um preservacionista respeitoso das pérolas do Sul e está de parabéns, pois não somente o dia 20 de setembro é seu dia, o tempo futuro depende muito de sua existência, sempre voltada para o bem.


Sessão solene
A já tradicional sessão solene da Câmara de Vereadores será amanhã a partir das 18h na sede dá própria Câmara. Na ocasião, deverão estar presentes lideres do MFJ (Movimento Farroupilha de Joinville), criado em 2001, justamente com o propósito de congregar o máximo das entidades que cultuam a tradição gaúcha em nossa cidade. Toda comunidade está convidada e terá oportunidade de estreitar laços de fraternidade com as pessoas que tocam a tradição em nossa cidade e região. Na ocasião deve acontecer ainda, a merecida aclamação do tradicionalista Helio Salles, como o próximo coordenador do MFJ para o ano de 2012


Missa crioula
Depois da triunfal chegada da Chama Crioula, trazida à cavalo pelos tradicionalistas desde Taquara(RS) até Joinville, percorrendo 702 Km, para iluminar os passos da Semana Farroupilha de Joinville em curso até o dia 25, é chegada também a hora de agradecer. Por isso a Paróquia Sagrado Coração de Jesus de Pirabeiraba realizará uma missa crioula na praça central daquele Distrito no próximo sábado (24) às 19h. Todos estão convidados.


Até segunda-feira que vem, se Deus quiser!
Catauchas do Lima: 19/09/2011-Niticias do Dia

Comentários