Notícias Tosquia de ovelhas é atração no setor agropecuário da EFAPI 2011


Cada tosa gera em média 2,8 quilos de lã.

Como parte da programação da agropecuária na EFAPI 2011 (Exposição-feira Agropecuária, Comercial e Industrial de Chapecó) está a demonstração de manejo da tosquia de ovinos. Este trabalho envolve o corte da lã de ovelhas e foi realizado na tarde de quarta-feira (12) em três animais que participam da exposição da feira.

Há dez anos trabalhando com o corte de lã de ovelhas, o esquilador - pessoa responsável pela tosa do animal - Ivonaldo Antonio Piaia relata que "o período ideal para a tosquia é de setembro a fevereiro, porque nesta época a ovelha não sofre com doenças como a pneumonia". A tosquia é realizada anualmente, com a utilização de tesouras manuais ou elétricas.

A partir dos seis meses de idade a ovelha já pode passar pela tosa e todas as raças recebem este tratamento. A lã retirada das ovelhas é comprada por uma das principais empresas que industrializam o produto, a Paramount, do Uruguai. Piaia também destaca que cada animal gera em média 2,8 quilos de lã a cada tosa.

Segundo Piaia, na hora de tosquiar o animal é necessário ter alguns cuidados para não ferir a ovelha. "Caso este problema venha a ocorrer, o ferimento deve ser tratado para que não ocasione infecções". A tosquia também deve ser feita com a lã da ovelha seca. "Quando a lã esta molhada a tosquiadeira elétrica não consegue cortar a lã corretamente, causando perigo para o animal e para o tosquiador", explica Piaia.

A programação para quem desejar conhecer o manejo da tosquia de ovinos continua na sexta-feira (14), às 17 horas, e no sábado (15), às 16 horas

Comentários